segunda-feira, 19 de abril de 2010

O que é mais importante comprar primeiro?

Hoje eu tava aconselhando mais um aluno (oi Lucas!) sobre por onde começar na compra de equipamentos. Comprar pedais antes do amp? Calma lá, garotada, pedal não é tudo.

Antes de mais nada, quero dizer que eu fiz exatamente isso quando eu era (mais) jovem. Fui lá em Itajaí comprar um pedal que soasse igual a distorção do Jimi Hendrix. Tinha que ser pelo menos parecido. Comprei um Oliver HM-20 Heavy Metal e tava feliz da vida. Lá estava eu, com minha Giannini Stratosonic linda, toda preta, ligada no meu pedalzão, que tava espetado num 3 em 1 da Frahm (era assim que se chamavam os aparelhos de som há 20 anos). E eu estava cada vez mais convencido que o som que saía não se parecia com o som do Jimi Hendrix. Que efadonho.

Se eu tivesse investido num amplificador bacaninha ao invés de comprar o pedal logo de cara, teria sido outra história. Na época não havia opções como hoje, nem eu tinha a visão que eu tenho hoje. Vou lhes dizer o que eu faria se fosse você, prezado guitarrista iniciante. Seguiria, pela ordem, as dicas de um velho coyote do deserto que ralou muito entre péssimos e excelentes equipamentos. Vai lá:

1) Pegaria uma Tagima 635 (strato de excelente custo-benefício) - se você achar uma guitarra melhor que essa por menos de R$800, lhe dou meus parabéns (tá ouvindo Tagima?). Ainda mais agora, que o Márcio Zaganin está cuidando de perto da fabricação destas belezinhas... e se você gosta de humbucker na ponte, compre um escudo novo e peça para algum luthier instalar um Hot Bucker Tagima, que fica 10.

2) Investiria num amplificador valvulado, pequeno - esses dias andei testando um amp de R$1.000: o Laney Cub 10, e fiquei de queixo caído. Experimente usar o Volume e o Tone no 10 e regular o volume pelo Gain. Outra: por que NOTA: essa dica vale para os mais experientes também. Com um amp desses, amigo, é som profissional e diversão na certa.

3) Esqueceria pedaleiras digitais e compraria pedais da Fuhrmann - outra situação de ótimo custo-benefício: são pedais que não chegam a R$200. Vá por mim quando digo que pedais vão soar melhor do que pedaleiras com 365 efeitos. Já tive pedais, hoje tenho uma Boss GT8 e estou voltando para os pedais, e não é pela força da onda dos pedais que já tomou conta.

É claro que os exemplos acima são apenas exemplos, embora sejam modelos aplicáveis para uma boa parte dos distintos cavalheiros. Não sou endorser de nenhuma marca acima (quem me dera!). Mais tarde vou tratar dos 3 itens acima com mais detalhes, pois é muito assunto pra um tópico só.

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário